domingo, 21 de abril de 2013

Comentário Patrícia Rodrigues



Comentário de Patrícia Rodrigues no artigo de Vinícius Bocato, entitulado:


ESPECIAL: Razões para NÃO reduzir a maioridade penal

http://vinibocato.wordpress.com/2013/04/14/especial-razoes-para-nao-reduzir-a-maioridade-penal/#comments

 

Alexandre Salvador e Andréa:
O fato de sermos contra a redução da maioridade penal, não significa que estejamos defendendo a violência “causada” por adolescentes. Nem tampouco significa que sejamos indiferentes a tais crimes e infrações.
Vocês compartilharam episódios dramáticos de suas vidas para justificar seus posicionamentos. E é compreensível e eu, particularmente, me solidarizo com vcs e com qualquer pessoa que sofra violência. E, Andréa, você não pode julgar que quem é contra a redução da maioridade penal nunca tenha sentido na pele a violência, ou, especificamente, a violência cometida por “menores” de idade que ficaram impunes.
Eu também cresci num ambiente hostil, violento e miserável! E eu senti, e como senti, na pele o que é ser a “escória” da miséria social – não só econômica, mas das relações sociais, de humanidade. Foi praticamente um milagre (com algumas réstias de referências positivas em nossas vidas) que eu e meus irmãos e irmãs não entramos também para o “mundo” do crime, da prostituição… das drogas algum entrou mas conseguiu sair. Sim, eu acredito em milagres. E acredito que temos que fazer a nossa parte para que eles aconteçam. Se vocês e eu e mais um tanto de gente passou por situações dramáticas e nem por isso “saiu matando”, por que então não fazer a diferença para que outras pessoas também consigam sair desta armadilha social (cultural, psicossocial)??
Por que agora querer matar física, simbólica ou psicologicamente quem está no olho do furacão??
Sabe, não to escrevendo isso p também contar minha historia triste e comparar com as suas. Ao contrário, acho desagradável ter que me expôr assim. Mas, no momento, ta valendo a pena, se é para mostrar para vocês que nós (que somos contra a redução da maioridade penal) não vivemos no mundo da fantasia, protegid@s numa bolha das maravilhas e utopias!!…
Estamos com os pés bem firmes no chão da realidade!!
E por conhecê-la relativamente bem é que sabemos que esta medida é um desvio de foco das questões mais importantes, que realmente podem transformar este cenário que temos hoje.
É ser levian@, achar que quem está deste lado é insensível aos dramas individuais e sociais.
É o contrário: justamente por nos preocuparmos demasiado com o bem estar de todas as pessoas, sem distinção, que queremos medidas mais realistas, coerentes e de fato transformadoras.
É preciso olhar além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário